Política de segurança da informação
Objetivos
Conforme definição da norma NBR ISO/IEC 17799, a informação é um ativo que, como qualquer outro ativo importante para negócios, tem um valor para a organização e, consequentemente, necessita ser adequadamente protegida. Este Manual tem por objetivo definir uma Política de Segurança da Informação da Transporte Generoso que atenda essas necessidades.
Abrangência
A política de segurança se aplica aos empregados, estagiários, contratados, prestadores de serviços, parceiros e fornecedores que utilizam as informações da Empresa
Comprometimento da direção
A direção da Transporte Generoso está comprometida em proteger todos os ativos ligados à Tecnologia da Informação – TI.
Segurança da informação
As medidas de segurança da informação, na Transporte Generoso, visam proteger a informação de diversos tipos de ameaças, para garantir a continuidade dos negócios, minimizando os danos e maximizando o retorno dos investimentos e as oportunidades de negócio.
A segurança da informação é aqui caracterizada pela preservação de:
a) Confidencialidade – a garantia de que a informação é acessível somente a pessoas com acesso autorizado;
b) Integridade – a salvaguarda da exatidão e completeza da informação e dos métodos de processamento;
c) Disponibilidade – a garantia de que os usuários autorizados obtenham acesso à informação e aos ativos correspondentes, sempre que necessário.
Riscos
Os riscos típicos em Tecnologia de Informação que esta política procura evitar são:
a) Revelação de informações sensíveis;
b) Modificações indevidas de dados e programas;
c) Perda de dados e programas;
d) Destruição ou perdas de recursos e instalações;
e) Interdições ou interrupções de serviços essenciais;
f) Roubo de propriedades;
g) Normas determinadas pela lei LGPD não sejam violadas.
Estes riscos ocorrem pelos seguintes principais motivos:
a) Negligência – atos não intencionais de funcionários;
b) Subversão – ataques disfarçados, por funcionários;
c) Acidentes – ocorrências acidentais, por fatores alheios;
d) Ataques furtivos – ataques praticados por pessoas estranhas;
e) Ataques forçados – ataques às claras, praticados por funcionários ou estranhos;
Responsabilidades
a) Implementar medidas e executar trabalhos contidas nessa política que aumentem a disponibilidade, integridade, confidencialidade e legalidade das informações manipuladas através de sistemas computadorizados de propriedade da Transporte Generoso;
b) Fiscalizar periodicamente o cumprimento de regras de acesso aos recursos existentes nos sistemas computadorizados;
c) Pesquisar e implementar, periodicamente, ferramentas e procedimentos, buscando garantir a integridade, disponibilidade e confidencialidade da informação;
d) Planejar, elaborar, delegar e acompanhar os diversos planos de ação, visando à aderência da Transporte Generoso às diretrizes desta política e ao Termo de Responsabilidade;
e) Verificar e validar os padrões, diretrizes e procedimentos operacionais necessários para garantir a segurança da informação em todas as áreas usuárias dos bens de informação, sob a guarda ou custódia da Transporte Generoso;
f) Realizar periodicamente, no intervalo máximo de 90 dias uma verificação de vulnerabilidades dos sistemas operacionais;
g) Atribuir responsabilidades de segurança da informação de cada área funcional da Transporte Generoso;
h) Fornecer suporte e assessoria em temas de segurança da informação e seus controles associados;
i) Apoiar a difusão da cultura de segurança da informação na Generoso Transportes;
j) Documentar os procedimentos de operação para todos os sistemas, sejam eles executados em batch (execução de programas posteriormente à entrada das informações, normalmente fora dos horários comercias) on-line (execução de programas com as informações entradas no exato momento) ou mistos, que estiverem em produção, conforme padrões da Transporte Generoso; 9. Os empregados que divulgarem informações confidenciais da empresa por e-mail, grupos de discussão, bate-papo etc., não importando se a divulgação foi deliberada ou inadvertida, poderão sofrer as penalidades previstas na política interna da empresa e nas legislações trabalhista, civil e penal.
l) Documentar como estão estruturados os equipamentos de infraestrutura, interligações das redes locais, interligações de servidores e softwares básicos e de apoio. A documentação oriunda dessa responsabilidade é suficiente a qualquer técnico habilitado entendê-la, possibilitando que se realize as manutenções preventivas, corretivas e evolutivas, no ambiente operacional.
Gestor da área
O Gestor da área terá a autoridade e a responsabilidade de:
a) Conhecer os procedimentos de segurança em vigência;
b) Cuidar para que seus colaboradores estejam informados e cientes de suas responsabilidades em relação à segurança dos bens de informação;
c) Implementar os procedimentos de segurança aprovados pela empresa;
d) Iniciar ação corretiva quando ocorrerem não conformidades ou quando sejam identificadas vulnerabilidades;
e) Notificar a Equipe de Segurança da Informação as não conformidades de segurança.
Auditor de segurança
O auditor de segurança terá a autoridade e a responsabilidade de:
a) Revisar de forma contínua os controles estabelecidos pelos respectivos proprietários;
b) Recomendar os controles necessários para minimizar os riscos identificados;
c) Dar assistência aos proprietários para definir uma diretriz de ação, quando da ocorrência de não conformidades;
d) Garantir que exista uma distinção adequada de responsabilidade com relação à implantação e administração dos softwares de controle de acesso;
e) Monitorar os responsáveis pela administração dos softwares de controle de acesso;
f) Notificar a Equipe de Segurança da Informação as não conformidades de segurança.
RH
A área de Recursos Humanos terá a autoridade e a responsabilidade de:
a) Em caso da admissão Obter referências profissionais;
Obter referências profissionais; Verificar a idoneidade das informações do selecionado através da documentação exigida em sua admissão; Providenciar a assinatura do Termo de Responsabilidade; Entregar um login, senha inicial e perfil e acesso, quando for o caso, a ser fornecido pela área responsável pela política de segurança para utilização no ambiente de colaboração e de rede. b) Em caso de transferência
Avisar a área responsável pela política de segurança sobre ajuste de perfil de acesso, quando houver transferência de setor. c) Em caso de demissão
Avisar imediatamente a área responsável pela política de segurança a proceder com a remoção de todos os acessos. Emitir um termo, isentando o usuário de responsabilidade sobre a utilização do login que está sendo eliminado, após seu desligamento. d) Em caso de infração e não cumprimento da norma de segurança.
Registrar e formalizar, perante os responsáveis, as não conformidades de segurança, visando medidas disciplinares, que vão desde uma simples advertência até a demissão por justa causa Responsabilidades individuais Atividades perniciosas. É proibida toda e qualquer tentativa deliberada de retirar o acesso à rede ou a qualquer computador da Transporte Generoso, ou de prejudicar o seu rendimento.
São considerados procedimentos graves:
Criar ou propagar ameaças digitais de qualquer espécie que venham a danificar serviços e arquivos; Destruir ou estragar intencionalmente equipamentos, software ou dados pertencentes à Transporte Generoso ou a outros usuários; Destituir os direitos de outros usuários; Fazer uso de recursos digitais pessoais de responsabilidades de outro colaborador; As ações acima são proibidas mesmo com o uso dos seguintes expedientes:
Senhas especiais obtidas por quaisquer meios; Falhas nos sistemas de segurança dos computadores e redes; Senhas de terceiros obtidas por quaisquer meios; Direitos especiais de acesso já extintos com o término do período de ocupação de cargo na Transporte Generoso. Identificação das ferramentas Active Directory Responsável por controlar as permissões de acessos a todos os recursos compartilhados localmente e online.
Office365
Ambiente de colaboração em nuvem que permite o compartilhamento de informações e conteúdos online entre os colaborares internos e externos.
SysAid
Ferramenta responsável por gerenciar os incidentes e solicitações, através de tickets de atendimentos estabelecidos por um critério de SLA.
Skype for Business
Ferramenta responsável por permitir a comunicação entre os colaboradores e clientes através de chat, voz e vídeo conferência.
Benner Logistica
Ferramenta responsável por fazer toda a gestão logística do transporte.
O usuário da rede tem ainda as seguintes responsabilidades A. Respeitar a propriedade intelectual, não copiando, modificando, usando ou divulgando em todo ou em parte, textos, artigos, programas ou qualquer outro material ou mídia protegida por copyright, sem a permissão expressa, por escrito, do detentor dos direitos da mesma ou Transporte Generoso.
B. Zelar pelos equipamentos que utiliza, não sendo permitido qualquer, remoção, desconexão de partes, substituição ou qualquer alteração nas características físicas ou técnicas dos equipamentos integrantes da rede.
C. Estar ciente de que o código de acesso à rede, senha para utilização dos serviços é pessoal e intransferível, devendo, portanto, proceder de forma responsável, garantindo o sigilo de seus códigos de acesso, trocando-os periodicamente e escolhendo códigos de difícil decodificação seguindo as recomendações.
D. Compreender que computadores, recursos digitais, redes e outros serviços de informática deverão ter seu uso voltados exclusivamente para fins profissionais e que sua utilização para fins particulares ou para beneficiar empresas que não tenham relação com a Generoso Transportes, está sujeita além dos descontos legais, ao monitoramento por parte da STI (Segurança de Tecnologia da Informação) da Generoso Transportes.
E. Respeitar áreas de acesso restrito, não executando tentativas de acesso à áreas e/ou máquinas alheias a suas permissões de acesso.
F. Não desenvolver, fomentar ou promover ações que incentivem o racismo e não divulgar material de cunho sexual e/ou político-partidário. Não armazenar, distribuir, editar ou gravar através do uso dos recursos computacionais da rede corporativa da empresa quaisquer outros materiais que violem direitos constitucionais do cidadão.
G. Não fazer uso da rede para molestar, ameaçar ou ofender os seus usuários ou terceiros, por qualquer meio, seja por textos, imagens, vídeos ou correios eletrônicos.
H. Não fazer uso da rede para circulação de propaganda política.
I. Não tomar atitude ou ação que possa diretamente ou indiretamente tornar os recursos não disponíveis.
J. Não executar programas que tenham como finalidade a decodificação de senhas, a monitoração da rede, a leitura de dados de terceiros, a propagação de ameaças digitais, a destruição parcial ou total de arquivos ou a indisponibilidade de serviços.
K. Manter seus dados atualizados e com cópias de segurança, evitando a perda de informações valiosas.
L. Não executar programas, instalar equipamentos ou executar ações que possam facilitar o acesso à rede de usuários não autorizados.
M. É vedada aos usuários da rede a adição de quaisquer recursos, sejam eles microcomputadores, impressoras, ou outros equipamentos. A adição de novos equipamentos por parte do usuário deve ser solicitada por comunicação interna via SysAid e deverá ser aprovada pelo STI (Segurança de Tecnologia da Informação) . Todos os equipamentos ligados à rede devem obedecer a padrões de instalação, de designação de endereços e domínio, portanto, uma vez aprovada a solicitação, será realizada a adição do equipamento pelo – STI (Segurança de Tecnologia da Informação) da Transporte Generoso. A adição de recursos à revelia da Transporte Generoso compromete a administração e a segurança da rede, assim como a assistência ao equipamento.
N. Nenhum colaborador poderá utilizar os recursos da Generoso Transportes para fazer download ou distribuição de software ou dados “piratas” (sem licença/autorização de uso), sob pena de incorrer nas sanções previstas nas legislações trabalhista, civil e penal.
O. Nenhum colaborador poderá utilizar os recursos da empresa para deliberadamente propagar qualquer tipo de ameaças digitais sob pena de igualmente submeter-se às sanções previstas nas legislações trabalhista, civil e penal.
P. Somente o colaborador expressamente autorizado pode se inscrever em nome da empresa em sites de Bate-Papo (Chat Room), Grupos de Discussão (fóruns, newsgroups etc.) ou enviar informações eletrônicas à imprensa relativos à Transporte Generoso.
Q. Cópia de software para quaisquer tipo de mídia (pen-drives, CD´s., DVD´s etc) só poderá ser feita com autorização expressa do STI (Segurança de Tecnologia da Informação) da Transporte Generoso.
R. Como é do interesse da empresa que os seus colaboradores mantenham-se bem informados, o uso de sites ou de serviços de notícias é aceitável, quando o seu cargo ou função permitir, desde que o seu uso não comprometa o uso da banda da rede nem perturbe o bom andamento dos trabalhos a serem realizados e tenham sido previamente autorizados pela STI (Segurança de Tecnologia da Informação) da Generoso Transportes.
S. Os colaboradores poderão utilizar a Internet para atividades não relacionadas com as atribuições funcionais durante o expediente, desde que dentro das regras de uso definidas nesta política e estando cientes de que o conteúdo poderá ser monitorado e/ou gravado sem que isto represente invasão de privacidade por parte da Generoso Transportes.
Auditoria
Todos os usuários conectados aos recursos de rede da Generoso Transportes, estão sujeitos a auditoria. Os procedimentos de auditoria e de monitoramento de uso serão realizados periodicamente pelo Time do STI (Segurança de Tecnologia da Informação) ou profissional contratado para este fim, que terá como objetivo observar o cumprimento das normas deste regulamento pelos usuários e com vistas a gestão de performance da rede. Havendo evidência de atividade que possa comprometer a segurança da rede, será permitido ao administrador da rede auditar e monitorar as atividades de um usuário, além de inspecionar seus arquivos e registros de acesso, a bem do interesse da Transporte Generoso, sendo o fato imediatamente comunicado à Diretoria Administrativa e Pessoal.